O que é peacoat e como usar?

Versátil e elegante, são duas palavras que definem o peacoat. Agasalho masculino muito comum no inverno europeu, mas pouco conhecido no Brasil por esse nome. Conhecido apenas como casaco, nas regiões sulistas são mais comuns, devido ao tecido grosso e por esquentar bem nessa estação. Saiba o que é e a história que existe atrás dele.

Como boa parte dos agasalhos, a sua origem veio dos militares. O peacoat foi feito para os marinheiros que passavam dias em alto mar e suportar o frio do inverno. Originalmente era produzido em lã grossa, porém hoje existem outras versões mais leves. A aparência não mudou, continua a mesma, com pouca mudança visual.

peacoat

O que é peacoat? Chamado de forma errônea de trench coat ou sobre tudo, as semelhanças vão além disso. O abotoamento é duplo, podendo ter 6,8 ou até 10 botões. A gola é larga, podendo ser usada aberta ou fechada.

Peacoat, como usar?

Com possibilidade de usar tanto no estilo social quanto casual, por isso o peacoat é o queridinho de muitos fashionistas e fãs de moda. Basta escolher a roupa adequada para cada ocasião.

Nos dias que pedem look casual, as calças jeans, chinos e veludo cotelê (quando tiver na moda) formam uma ótima combinação. O mesmo serve para camisa jeans, xadrez, suéteres e outras camisas de manga longa.

como usar peatcoat

Quem prefere um estilo mais formais, o costume ou terno é o mais adequado. O peacoat vira alternativa para o sobretudo que é muito mais formal, deixa o visual elegante e perfeito para eventos sociais. Pode abrir mão do paletó e usar o blazer ou apenas a camisa social com gravata.

As opções de calçados são botas, loafers, mocassins, sapatos sociais e até tênis se for combinar com o local.

Devido sua influência militar, é comum ver peacoat em tons militares como verde oliva e cáqui. Por outro lado, escolher cores fáceis de combinar como preto e azul marinho é a melhor opção. Sem contar o custo que não é nada barato por causa do tecido.

Onde comprar peacoats?

Os melhores modelos peacoats estão na Europa, mas existem marcas no Brasil que vendem como a Osklen, Aramis e Noir Le Lis. Para quem gosta de comprar online, a Asos vende vários modelos e entrega para o Brasil.