Depilação engrossa ou cresce os pelos? Mito?

Existem muitas mentiras e verdades sobre depilar o corpo ou rosto. Uma pesquisa recente feita por médicos e cientistas pode confundir mais ainda a população. Na pesquisa mostra que ao retirar pelos de determinada região, pode multiplicar em seis vezes o aparecimento de novos pelos. Isso ajudará na cura contra a calvície masculina.

Antes de falar sobre o resultado da pesquisa, a população brasileira tem um mito sobre raspar barba, bigode, perna, axila, virilha… faz crescer mais cabelo ou deixa o pelo mais grosso. Na pesquisa pode reforçar essa mentira, porque os pesquisadores removeram 200 fios da raiz em uma área circular do corpo de 6mm. Não houve crescimento de novos pelos. Por outro lado, quando a área diminuiu para 5mm, surgiram 1.300 novos fios. O mesmo procedimento foi feito na área de 4mm e surgiram 780 novos fios. Essa pesquisa dá esperança para um melhor tratamento contra calvície.

Não é uma experiência para fazer parte, já que o teste foi feito em ratos. Muito menos reforça o mito dito acima, já que os pelos não foram raspados e sim retirados inteiros da raiz.

raspar pelos

Raspar engrossa o pelo?

Muitos homens e mulheres fazem essa pergunta: “não raspa com gillette porque engrossa”, “raspa todo dia a barba que cresce mais pelo e mais rápido” e entre outros mitos. Óbvio que não é verdade. Se fosse, as mulheres seriam verdadeiras macacas de peludas porque raspam com frequência.

Ao raspar com lâmina, visualmente pode aparentar mais grosso. O motivo é simples, porque cortamos a metade do pelo. Ele permanece o mesmo, mas sem pontas, mais rígidos e grosso (aparentemente). Com tempo que vai crescendo ganha ponta e perde essa aparência. O corte de cabelo é um exemplo perfeito para ilustrar. Quando cortamos apenas as pontas, dá ideia que engrossou os fios sem aquelas pontas finas e sem forma.

Sobre a barba geralmente está ligada com a puberdade. Na adolescência a barba vai nascendo, ganhando forma até ficar totalmente cheia. Esse processo demora um pouco. No começo os pelos nascem ralos e finos. Ao mesmo tempo os meninos vão raspando, então coincide com esse processo. O barbear não tem ligação alguma. Mesmo que não raspe, os pelos engrossam naturalmente.

Depilar diminui o crescimento?

Sim, é verdade! Depilar é diferente de raspar. Quando depilamos, arrancamos os pelos da raiz. Ao depilar por um longo tempo, o crescimento vai diminuindo e afinando os pelos. Quanto mais fizer depilação, mais frágeis ficam e demora pra crescer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *