
Há tempos que cuidar da beleza não é mais assunto só do público feminino. Os homens tornaram-se um público-alvo significativo nesse segmento. Quando falamos de beleza negra, atingimos um mercado que está em enorme crescimento com opções de cuidados, produtos e tendências. Acompanhe aqui dicas e penteados para deixar o cabelo afro masculino mais bonito.
Como cuidar do cabelo afro?
Seu corte de cabelo e os cuidados que você tem com ele moldam e enfatizam seu estilo. Ter um cabelo afro ou cabelo crespo, independente do corte que você use, exige cuidado e atenção. Mas uma dica fundamental de como arrumar o cabelo afro é: procure sempre trabalhar com profissionais especializados neste tipo de cabelo, para ter a certeza de sair do salão com a imagem que você quer transmitir.
O cabelo afro, assim como os cabelos crespos ou cacheados, requer mais hidratação do que os lisos pois é um tipo de cabelo seco, fino e bem delicado. Existem, hoje, muitos shampoos e condicionadores específicos para cabelos étnicos, enriquecidos com nutrientes e que facilitam a ação de pentear. Inclusive, recomendamos que, para pentear o cabelo afro ou o cabelo crespo, você use pente com dentes largos e creme para pentear. Dessa forma, os cuidados serão potencializados.
Existem também as técnicas de relaxamento e alisamento. A escova progressiva é uma química feita para diminuir o volume ou deixar liso os cabelos mais encorpados. E nada de dizer que tem o cabelo ruim! Basta cuidar com shampoo para cabelo crespo, manter hidratado, e usar os acessórios certos, que é a fórmula certa de deixar mais bonito todos os tipos de cabelos crespos e afro.
Cortes e penteados para cabelo afro masculino
Abaixo damos as dicas de alguns dos top cortes e penteados e o que fazer com o cabelo afro masculino. É pra agradar todos os estilos.
Cabelo alisado
Você pode alisar seu cabelo com a dupla imbatível secador + chapinha (importante nunca passar a chapinha no seu cabelo molhado) e, claro, também pode procurar um bom salão especializado em relaxamento e alisamento afro.
Repicado, arrepiado e desfiado
Este corte serve pro cabelo afro, tanto quanto para o afro alisado. Neste corte, a gente recomenda ter um finalizador pra dar uniformidade às pontas. Aqui, dá pra fazer o famoso moicano espetado, com muito gel ou cera!
Encaracolado, cacheado e ondinha
Para cabelos encaracolados ou cacheados, o segredo é sempre pentear ele molhado. Um bom leave-in e defrisante também ajuda. Já para as ondas, muito usadas por negros africanos e americanos, é necessário um cuidado diário, com hidratação e escovação até as ondas tomarem forma.
Cabelo afro grande
É o cabelo mais natural, solto, sem regras. Mas, sempre hidratado e penteado com o pente de dentes largos, para não arrebentar o fio.
Luzes e mechas
Tendência que veio do afro feminino, está sendo absorvida pelo público masculino também. Luzes, mechas, cores variadas…basta ter criatividade.
Black power
O corte black power foi o corte da luta e da resistência dos negros, que buscavam direitos iguais na sociedade dos anos 60. Hoje, está modernizado e com formas diversas: muito grandes e desalinhados, com pontas irregulares, texturizados, assimétricos, mais ou menos cacheados…
Raspado ou curto
Esse encaixa com todo tipo de perfil, do mais sério ao mais moderno.
Dreads e tranças
Por mais que pareça desalinhado, o dread dá trabalho pra ser feito. Já as tranças podem assumir qualquer forma que quiserem. Ideal para os cabelos mais compridos.
Desenhado
Você pode desenhar absolutamente qualquer coisa no cabelo.