Se toda vez que você usa jeans, seja calça, camisa, short ou bermuda, depois fica com o corpo pinicando e coçando, muitas vezes a região fica avermelhada e empolada, você pode ter alergia ao jeans. Pior, ter alergia ao poliéster, tecido muitas vezes presentes nas calças jeans.

Como saber se tenho alergia ao jeans?
O diagnóstico é muito simples, basta usar a calça jeans ou outra peça durante o dia todo. No fim do dia terá algum ou alguns dos sintomas abaixo:
- Coceira
- Bolinhas ou carocinhos
- Pele empolada
- Vermelhidão
- Pele pinicando
No calor os sintomas são mais presentes e podem até piorar. Eu por exemplo tenho alergia a tecidos sintéticos no calor, com o tempo de uso minha pele fica pinicando. Chegar dar uma angústia e vontade de tirar na hora.
Quando não é alérgico ao jeans
Existe o outro lado não muito falado, pessoas que não são alérgicas ao tecidos jeans, mas sim como ele é lavado. O uso de amaciantes, sabão em pó ou outro produto de limpeza pode desencadear essa reação alérgica. Então pode confundir alergia ao jeans com outro tipo de alergia. Nesse caso, vá em algum alergologista se consultar. Pode ser até ser emocional!
É muito importante consultar o médico porque na calça jeans por exemplo pode ser usado outros tecidos como o elastano, algodão, poliéster… e você ter alergia apenas em um deles. Se for apenas no poliéster basta comprar jeans 100% algodão, se for no elastano, jeans sem stretch. A função do poliéster no jeans é dar brilho.
Tem cura?
O tratamento é muito simples, primeiro passa pelo diagnóstico, dificilmente alguém tem alergia ao algodão, então se for alérgico aos outros tecidos do jeans, basta escolher modelos 100% algodão .