Qual a ligação entre moda com vinho? Eu respondo, tudo! Um cara bem vestido, que gosta de se arrumar aprecia uma boa bebida em um restaurante bacana. Por isso listei algumas dicas matadores para quem vai degustar vinho, seja em casa, restaurante ou na casa de alguém entendido.
Se você não é amador, mas aprecia a bebida e entende sobre ela, algumas das dicas podem ser novidades. Informação nunca é demais, não é verdade?
1 – Abriu a garrafa? Não aproveite o vinho
Um erro muito comum é armazenar aquele vinho por vários dias ou até semanas. Após abrir a garrafa, não dá para reaproveitar o líquido. O vinho após aberto não dura mais que uma semana. Então deixe os melhores vinhos para as melhores ocasiões. Se for abrir tenha certeza que vai consumir toda a garrafa
Uma dica para aproveitar resto do vinho é transformá-lo em vinagre. Veja esse link de como fazer vinagre com sobra de vinho. Não precisa jogar fora.
2 – Não coloque gelo e nem açúcar no vinho
Se você chegou a colocar açúcar no vinho é um amador do nível extremo. Jamais faça isso! O mesmo sobre o gelo, pois o gelo na bebida dilui a bebida, muda o sabor e o aroma. Se não está na temperatura correta esperar é a melhor escolha.
3 – Taça cheia? Nunca!
Não existe uma quantidade certa para tomar um vinho. Existe o errado, ou seja, encher a taça do vinho é falta de educação e atrapalha no consumo. O simples ato de girar a taça não é possível com ela cheia. Além disso, o copo cheio deixa o vinho esquentar mais rápido. Fora que é falta de educação independente de qual bebida está ingerindo, né?!
4 – Taça molhada ou gelada
Acredite, até cerveja não é servida em copo gelado. A temperatura do copo influencia no paladar, aroma e sabor. O mesmo acontece com a taça molhada. A razão de não usar o gelo e a taça molhada é a mesma.
5 – Abrir garrafa de vinho
Algo tão simples, mas acredite… muita gente não tem um saca rolha em casa. Usa sapato, faca e outras ferramentas inadequadas para tirar a rolha. Você pode estragar um vinho caríssimo por não ter a ferramenta adequada.
Esse tipo de abridor consegue tirar até rolhas quebradiças e difíceis de sair.
Observação: Nunca empurre a rolha para dentro.
6 – Rosca não significa vinho ruim
Tudo bem que vinho mais barato tem tampa de rosca, mas isso não é garantia de qualidade ruim. Existem bons vinhos que usam tampa de rosca. Então tire esse mito da sua cabeça.
7 – Não se apegue a marca
Não fique apegada a determinada marca. Existem vinícolas que produzem vinhos de qualidade diferentes. Nem sempre o mais caro ou uma marca conhecida é melhor. Em uma degustação a cega prova que o vinho mais caro nem sempre é melhor. Então não caia nessa! Pesquisem em grupos e fóruns sobre vinho antes de comprar uma garrafa.