Veja qual terno usar para formatura

Sou formando, qual terno devo usar? A formatura de direito exige um terno diferente? E a de medicina? Como deve ser o terno do convidado da formatura?

Continue lendo este artigo e descubra qual o terno ideal para se usar na formatura, sendo você formando ou convidado.

O traje masculino, quando o assunto é formatura, é algo que deixa muitas dúvidas. Não sabemos se devemos ou não usar colete ou gravata. Se ele deve ser claro ou escuro. Se o cinza é melhor que o preto. Ou até mesmo se tem algum específico para cada curso, como o de administração, área médica ou não.

E foi pensando nisso que desenvolvi este artigo repleto de dicas de como escolher o terno para uma formatura.

Terno de formatura para formando

Antes de tudo, é importante saber como será o estilo da sua festa. Algo mais casual ou mais formal? Um evento de gala ou apenas um mais arrumado. Tendo essa informação em mente, pode partir para a procura.

Você pode optar por um traje completo com blazer, gravata, camisa, calça social e gravata.

Ou por um smoking, onde a gravata borboleta e o fraque são adicionados.

As cores podem variar, de acordo com seu estilo e curso. O preto e o grafite são cores que não tem erro.

Na hora de escolher a modelagem, lembre-se que o slim fit é a melhor opção. Não escolha um terno que seja maior ou menor que você. Escolha o tamanho ideal. Aquele que veste sem sobrar ou marcar nada.

Caso não encontra um modelo que lhe sirva bem, ao invés do aluguel, opte por procurar um alfaiate e faça um especial para você.

Terno de formatura para o convidado

Saber como será o “clima” da festa também é o primeiro passo para você. No seu caso, normalmente, basta verificar no convite que deve especificar o seu traje.

Com essa informação você já pode ir em busca do seu look.

Para um visual arrumado, mais descontraído, elimine a gravata.

Aposte em uma combinação de calça social, blazer, camisa e sapato.

Abotoe todos os botões da camisa e use um blazer slim.

Vale tanto um look monocromático, como um básico preto e branco ou preto e cinza. Outra combinação interessante seria usa uma camisa de cor, como um rosa, azul ou lilás bem clarinho.

O combo colete + camisa também forma um look bem interessante para um convidado de formatura. Mas se for compor com paletó ou blazer, perde o interesse. 

Se você é mais novo e o evento permite, usar um jeans escuro com um blazer é uma opção bem bacana. 

Dicas essenciais para não errar na escolha do terno para a formatura

  1. Saiba o traje obrigatório: Como já disse, o primeiro e mais importante passo é saber como será o evento. Qual o traje adequado para usar nele. Normalmente, as formaturas do colegial são mais informais, enquanto de ensino superior exige mais formalidade. 
  2. Esse é um evento social, não uma festa de aniversário: É preciso ter em mente que não da para usar uma camisa com estampa de banda com um blazer colorido por cima. Esse é um evento importante. Não dá para se vestir de qualquer jeito.
  3. Prefira a elegância a ousadia: Se você não está acostumado usar ternos ou estar presente em eventos mais formais, opte pelo simples e elegante. Não queira usar um terno brilhoso, de textura ou com cor chamativa se não é algo que está dentro do seu entendimento. Opte pelo mais comum e neutro. Prefira o preto, azul marinho ou cinza. 
  4. Esteja por dentro de onde será o evento e o clima do dia: Você não quer colocar uma roupa cheia de camadas em um dia quente né? Procure saber qual a situação do dia e o local do evento terá. Assim você pode escolher melhor o que vestir.

Onde comprar seu terno de formatura

Normalmente o formando procura por lojas de aluguéis para conseguir seu terno. Nem sempre é uma boa opção. Tenha em mente também , que pode compensar muito mais procurar um alfaiate para fazer algo que lhe agrade por completo e que lhe vista bem.

No caso do convidado é um pouco mais fácil escolher as combinações, já que a formalidade para ele não é tanta quanto a do formando.

Nos dois casos, existem lojas físicas e online que vendem ternos que podem ser usados em formaturas. Como a Camisaria Colombo e Cia dos Ternos. 

Deixe uma resposta