Terno para trabalhar – Saiba escolher!

Que o terno é a peça mais importante do guarda-roupa masculino, disso ninguém tem dúvida. Independente do seu estilo, convencional, moderno, jovial… Ter um terno é certeza de que, em momentos que exigem certa formalidade, você sempre estará bem vestido. Saiba como escolher o terno para usar no trabalho, vejam alguns modelos e dicas na hora de usar.

Existem diversos estilos, cores, formatos e detalhes de ternos, que casam bem com situações variadas, mas em questão de trabalho, a dúvida de usar ou não terno é melhor respondida olhando para seus colegas. Qual o código de vestimenta do seu local de trabalho? Se você precisa trabalhar de terno, ele deve ser mais formal ou informal, moderno ou convencional?

Onde comprar terno pela internet? Clique no link abaixo para comprar terno online:

botao-comprar

Conheça aqui dicas de qual o terno ideal para trabalhar

ternos-para-trabalhar

Para ambientes mais formais, como escritórios de advocacia e serviços financeiros, o código de vestimenta ainda é muito convencional. Os ternos costumam ter cores sóbrias, como preto, cinza escuro e azul marinho, acompanhados de gravata discreta e sapato bem lustrado. Ternos de 2 e 3 botões ainda são os mais usados.

Os escritórios com colaboradores mais jovens, já traduzem em ternos com estilo mais slim, acinturados, calças mais justas, lapela mais estreita. Gravatas slim (bem finas) caem muito bem. Cores como cinza mais claro, preto com algum brilho, lapelas com tecido diferenciado e até somente com um botão, são muito apreciadas.

Na dúvida de qual cor escolher para o terno de trabalho, tenha em mente se você quer se destacar na multidão de forma mais ou menos discreta, sempre atento ao fato de não sair do código de vestimenta da sua área, pra não causar estranheza entre clientes e colegas de trabalho.

Quais as principais dicas na hora de escolher um terno?

terno-trabalhar-cor-gravata-camisa
Dicas de cores para gravata e camisa

Para não ter erro na hora de escolher um terno para compra, tenha em mente que, quanto melhor ajustado ao seu corpo, mais elegante e bem vestido você estará. Se for possível, faça sob medida (alfaiataria traduz qualidade e bom gosto, sempre!). Se não for, normalmente é possível solicitar pequenos ajustes na loja onde for adquirir seu terno.

  • Ombros alinhados: as ombreiras devem terminar na altura dos ombros, nem mais nem menos.
  • Comprimento: o blazer deve cobrir o cavalo da calça (zíper).
  • Lapela: a distância entre a lapela do blazer e a gola da camisa deixa claro se ele está bem ou mal ajustado. Lembre-se também que lapelas estreitas são mais modernas, lapelas mais grossas são mais convencionais.
  • Gravata: deve ser sempre mais escura que a camisa, seguir a largura da lapela do blazer e estar sempre na altura do cós da calça ou um pouco mais curto. Se for usar prendedor, ele nunca deve ser maior que a largura da gravata.
  • Cinto: ideal que seja fino e da cor dos sapatos.
  • Meia: combine a cor com o sapato ou com a calça. E, por favor, que elas cubram todo o tornozelo, sem mostrar sua pele quando cruzar as pernas.
  • Sapatos: os pretos caem bem com a maioria das cores dos ternos, menos com marrom. Terno marrom pede sapato marrom, que também cai bem com terno cinza mais claro e azul mais claro.
  • Colete: é bonito e aquece. Dependendo da combinação, pode ficar mais informal do que você imagina.
  • Fendas: uma fenda – corte clássico ou americano, entre o moderno e o conservador, bem versátil; duas fendas – corte inglês, ideal para quem está um pouco acima do peso; sem fenda – corte italiano, mais ousado, bom caimento para homens mais esguios.
  • Botões: Um botão no blazer é super informal. Dois botões, casam bem nas duas situações. Três é pura formalidade. Ah, não esqueça a regra básica: sentou, abriu o blazer. Levantou, fechou o blazer. No caso de dois ou três botões: mantenha o último desabotoado, sempre!
  • Punhos: Deixe aparecer um ou dois dedos da camisa. Por via das dúvidas, compare com o tanto de gola que aparece atrás do seu pescoço.

4 Comentários

  1. Gabriel says: Responder

    Parabéns pelo site. Minha formatura em medicina será no fim do ano e exigem traje branco na colação oficial. Qual seria uma boa combinação? Blazer branco é uma pedida? Onde consigo comprar?
    Quanto ao sapato, tenho um derby preto da Mr. Cat, ficaria bom numa composição branca? E o cinto? Obrigado.

    1. Douglas Archanjo says: Responder

      Gabriel, nesse caso o primeiro a fazer é trocar uma ideia com seus amigos, ver qual roupa vão usar e essas coisas. Depois você pensa no traje. Por exemplo, colação não exige roupa formal, então talvez o blazer ou paletó seria exagero. Então faça isso e depois dou algumas dicas de peças e roupas para vestir.

      1. Gabriel says: Responder

        Oi Douglas, realmente pelo que tenho visto de fotos de colações antigas, os homens costumam ir de calça branca e camisa social branca, sem gravata nem nada. O que você me sugere?

        1. Douglas Archanjo says: Responder

          Pode usar a gravata, se não achar apropriado, basta tirar 😉

Deixe uma resposta