Como comprar um terno – Guia completo

3 fevereiro, 2014 Por

Como comprar um terno deveria ser uma tarefa muita simples e prática de se fazer concordam ? Agora se está tarefa realmente é prática e simples são outros quinhentos, porque mesmo quem está acostumado usá-lo sente dificuldade ou simplesmente não sabem de verdade.

Como comprar terno ?

Vamos mostrar um guia completo na hora da escolha, sempre atento a pequenos detalhes que fazem enorme diferença numa escolha perfeita. Acredite, o que você achava certo pode não ir muito além do “achismo”. 

Tecidos e Cores

Comprar ternos seja ele para o trabalho ou ocasiões especiais necessitam de cores padrões, mas por quê? Você não quer gastar mais de R$100,00 em um terno (calça, paletó e/ou colete) pra ser usado em apenas uma ocasião. Acredite antes de comprar um terno opte por cores tradicionais, sempre acontece de um dia pintar de usar e não vai querer gastar mais comprando outro.

As cores que servem em muitas ocasiões são cinza, azul marinho e o bom preto que nunca sairá de moda.  Já os tecidos prefira de algodão ou lã, resumindo tecidos naturais são mais difíceis de causarem mau cheiro, o que resulta em menos lavagens e maior durabilidade ao contrário dos sintéticos.

foto de como usar ternoTamanho e Altura do terno

Onde comprar terno seja lá qual seja sua escolha o tamanho sempre entra em questão contra os vendedores. Esqueça o que você aprendeu independente se é vendedor, alfaiate ou especialistas, pois assim como há mau médico, há outros maus profissionais.

Calça

A barra da calça na parte de trás no tornozelo fica na altura da sola, por isso os sapatos sociais possuem salto, para que a calça não encoste no chão.

Paletó

Manga – O tamanho da manga do paletó é exatamente na divisão entre o punho e a mão. Pois a manga da camisa por baixo é 1 cm acima da manga do blazer/paletó.

Corpo – Comprar o terno com a altura do corpo correta é outro ponto importante, ele deve chegar até a curva no final do zíper. Veja a imagem acima que terá a exatidão perfeita da altura x tamanho completo.

Gravata

Apesar da gravata oficialmente não fazer parte do terno, ela na maioria das vezes é um acompanhamento. Então por isso o tamanho da gravata é tão importante na hora de comprar terno masculino. Finalizando essa etapa, a gravata deve estar na altura da fivela do cinto nem pra mais nem pra menos.

Combinação de cores

A combinação de cores sempre é a mesma, ao contrário do blazer masculino que pode ser com calça de outra cor ou mesmo tecido como jeans. A cor da meia deve ser sempre da mesma cor do sapato, ou seja, sapato preto meia preta, sapato marrom meia marrom. O cinto idem, fazendo um casamento entre sapato + meia + cinto com as mesmas cores.

Já sabem como comprar ternos ? Veja também um modelo super na moda, o slim fit.

Comentários
5 comentários em “Como comprar um terno – Guia completo”
  1. Matheus Luna disse:

    Nossa, são muito boas as dicas. Bem pratico de se seguir.
    Gostei muito.

  2. vou me casar no dia 24/10/14 ás 20:30hrs,tenho 49 anos, sou mulato, a cor do meu terno
    é no tom areia, qual a cor do sapato devo usar,preto ou marrom?

  3. Israel disse:

    Qual cor de camisa e gravata combinam mais com terno azul marinho? Vou num casamento e nao sei escolher.
    Obrigado.

    • Douglas Archanjo disse:

      Israel, camisa verde com gravata vermelho bordô. Camisa branca com gravata vinho. Rosa clarinho com gravata vermelha. Enfim, gravatas em tons de vermelho (escuros) combinam vem.

Tem alguma dúvida ou comentário?
Escreva no formulário abaixo...